Acender um cigarro para passar o tempo ou quando se está ansioso é uma ação realizada por milhares de pessoas no mundo inteiro, mas o tabaco é o maior inimigo do seu coração. De acordo com pesquisas, o cigarro é um grande causador de infartos por ser um fator prejudicial para a pressão arterial, vasos sanguíneos e deterioração tecidual. Assim, o fumante está mais propenso a sofrer de problemas cardiovasculares, além de ter uma incidência maior de vários tipos de câncer.
O tabagismo é um vilão agressivo para o coração, pois impede a produção de óxido nítrico, uma substância vasodilatadora que estimula a inflamação da parede das artérias, facilitando a formação de placas de gordura em suas paredes. O comprometimento da circulação sanguínea devido aos bloqueios fará com que o coração sofra com o baixo fluxo de sangue a cada batimento.
Cigarros com baixo teor de alcatrão e nicotina, além dos cigarros eletrônicos, podem ser vistos como uma oportunidade para os fumantes conseguirem se livrar de doenças cardiovasculares no futuro. No entanto, isso é um mito, pois essas opções continuam prejudiciais e não reduzem os riscos do paciente ter um infarto ou outras doenças cardiovasculares. A melhor chance é dizer não ao tabaco e procurar soluções que ajudem a criar um novo estilo de vida.