A partir dos 50 anos, tanto homens quanto mulheres estão mais propensos a doenças cardiovasculares. A boa notícia é que podemos amenizar os efeitos negativos com um estilo de vida mais saudável. Vale ressaltar que as atitudes que nos levam a ter uma vida saudável devem começar cedo, priorizando a realização de atividade física, bons hábitos alimentares e momentos para relaxar a mente e reduzir o estresse.
As doenças cardiovasculares são normalmente desencadeadas por fatores de risco; entre eles, podemos destacar a pressão alta, o colesterol elevado, o tabagismo, a diabetes, o sedentarismo e a obesidade. Em grande escala, esses fatores podem levar à ocorrência de eventos cardiovasculares (infarto) que dificultam o bom funcionamento do coração. Mas, felizmente, podemos controlar os danos e prevenir as doenças mais graves adotando escolhas saudáveis no dia a dia e, claro, realizando visitas mais frequentes ao médico cardiologista para passar por exames de rotina.
Mas, para chegar aos 50 anos com uma boa qualidade de vida e com o coração batendo forte, é necessário deixar de lado hábitos prejudiciais. Para começar, a alimentação é um fator ao qual precisamos dar atenção. Dessa forma, diminua o consumo de sal na dieta e dê um lugar de destaque para verduras, frutas, cereais, legumes e proteínas magras. Hidrate-se diariamente com muita água, num mínimo de 2 litros. Para os fumantes, uma má notícia: diga não ao tabaco e substitua-o por exercícios físicos. As atividades físicas podem ajudar a reduzir a ansiedade e ainda manter o paciente ativo, o que reduz em 14% os riscos de infarto.
Outra dica é ficar atento à sua pressão arterial e aos níveis de colesterol. Para ter a certeza de que tudo está estável, faça exames de rotina e siga todas as orientações médicas. Caso tenha uma alteração preocupante, visite seu cardiologista com frequência e garanta que as doenças cardiovasculares não se tornem um problema no futuro.