O coração é um órgão que precisa ter as vias arteriais saudáveis e livres de gordura para garantir uma circulação sanguínea estável, sem interrupções. A presença de gordura no sangue, resultado de uma má alimentação e hábitos pouco saudáveis, pode obstruir a circulação, enfraquecendo o coração e tornando-o propenso a problemas graves.
A chamada “veia entupida” pode causar lesões nas válvulas e no músculo cardíaco, além de provocar alterações preocupantes nesse órgão. Por isso, é importante destacar que o cateterismo pode ser indicado em situações graves em que a gordura está impedindo o bombeamento adequado do sangue. O cateterismo é um exame diagnóstico profundo que revela as condições das veias e verifica se há altos níveis de gordura que obstruem o fluxo sanguíneo.
Para uma melhor avaliação da anatomia coronária e a verificação de obstruções, o cateterismo cardíaco é um excelente método diagnóstico. Através dele, conseguimos determinar a presença e a gravidade dessas obstruções.
O exame consiste na introdução de um tubo flexível, delicado e fino, chamado cateter, nas artérias. Essa introdução pode ser feita pela artéria radial (no braço) ou pela artéria femoral (na perna), permitindo o acesso às artérias coronárias e a realização de uma angiografia com injeção de contraste. Com essa angiografia, conseguimos obter um diagnóstico preciso da circulação coronária.
Portanto, o cateterismo é uma parte fundamental da investigação das condições cardiovasculares do paciente, contribuindo para uma melhor avaliação e para a escolha de tratamentos que melhoram a qualidade de vida, reduzem sintomas e aumentam a sobrevida.