Tratamentos para o coração

Síndrome do coração partido

O nome peculiar, que lembra situações de desilusões amorosas, também é chamada de cardiomiopatia do estresse, onde o coração sofre uma lesão em seu fluxo sanguíneo, causando sintomas semelhantes aos de um infarto.

O excesso de adrenalina provocado por alguma situação de origem psicológica é um fator crucial para o paciente desenvolver o problema. Quando o paciente sofre o trauma, o músculo cardiovascular tem um descompasso temporário, paralisando o lado esquerdo da via arterial e provocando uma obstrução da corrente sanguínea. Mesmo sendo de forma temporária, a Síndrome do Coração Partido causa danos nos batimentos cardíacos, provocando problemas sérios à saúde do paciente. Os sintomas podem conter dor súbita no peito, falta de ar, vômitos, tonturas, cansaço excessivo e até desmaios.

É necessário que o paciente seja encaminhado ao médico logo nos primeiros sinais do corpo, para que exames sejam feitos e o tratamento inicie. Apesar de ser por um curto período, o músculo cardíaco precisa de uma ajuda para voltar ao normal, visto que o problema é causado por gatilhos psicológicos, o ideal é ter um acompanhamento médico até o corpo estar com o fluxo sanguíneo saudável.

As causas do problema podem ser diversos fatores diferentes, não há um padrão exato, motivando a causa ser individual de cada paciente. Pode ser devido a uma morte inesperada de um ente querido, perdas materiais significativas, desilusões amorosas, estresse elevado no dia a dia, ser diagnosticado com algum problema sério, entre outras situações que elevam a ansiedade do paciente e causam desconfortos graves para o psicológico.

Mas, mesmo sendo um distúrbio derivado de traumas psicológicos, é possível prevenir os sintomas com um estilo de vida saudável baseado em exercícios físicos, alimentação adequada, atividades em grupo para socialização e acompanhamento médico mental.

Veja também:
Tabagismo
Mitraclip: Valva Mitral
Hipertensão
×