Tratamentos para o coração

HAS (Denervação da artéria renal)

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma doença silenciosa, que não se manifesta com sintomas e por isso, o diagnóstico se torna mais complexo. Essa dificuldade em ter o diagnóstico correto, evita que o paciente faça o tratamento adequado para controlar a doença e assim aumentam os riscos de infarto e AVC. Além disso, a HAS pode desenvolver doenças crônicas que alteram os vasos sanguíneos, comprometem a visão e aumentam o risco de obstrução.

Realizar consultas mais frequentes podem ajudar a diagnosticar a doença, que é silenciosa, por isso busque manter os seus exames atualizados. Caso a avaliação indique a doença, é possível que o cardiologista te indique fazer o controle com medicações, além de intervenções médicas. Atualmente temos uma novidade em tratamento chamada de: Denervação da Artéria Renal. Os estudos sobre o método são recentes e apontam avanços para a medicina, apresentando bons resultados em diversos casos estudados e já estão sendo aplicados por médicos cardiologistas intervencionistas.

O procedimento é indicado particularmente para hipertensões resistentes, se provando ser muito eficaz para lidar com a doença nesta fase. A denervação é minimamente invasiva, utilizando da energia de radiofrequência para aplicar uma ablação dos nervos simpáticos da artéria renal. O dispositivo de cateter é o responsável por levar a energia de radiofrequência até a região com os níveis altos de hipertensão. Diminuindo as alterações do fluxo sanguíneo e restabelecendo o bom funcionamento da artéria renal.

Veja também:
Mitraclip: Valva Mitral
Insuficiência cardíaca
Marcapasso
×